sábado, 29 de agosto de 2009

Pascomiro



Em 1990, visitando Francisco Sá fiz este flagrante de Pascomiro na porta do bar de Zé dos Passarinhos. Sempre acompanhado de seu cão Perigo que não aparece no vídeo a maior parte de material perdeu-se no tempo sobrou este pedacinho para matar a saudade de quem o conheceu.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O Jornal de Francisco Sá 4ª Edição



Agora você tem em primeira mão a 4ª edição do Jornal de Francisco Sá. Publicado no Buteco do Roberto antes de sair das prensas.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

NOTA DE ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO


A ONG FISH - Formação, Integração e socialização Humana vem a púbico externar sua indignação e preocupação com o uso indevido de seu nome.

Como é de conhecimento geral, a ONG FISH foi registrada no mês de Junho de 2007 nesta cidade de Francisco Sá com a finalidade de tentar mudar o triste destino reservado aos chefes de família e jovens, desempregados e em risco pessoal e social. Tem como objetivo contribuir para a capacitação de jovens e adultos com vistas à geração de emprego e renda, com aproveitamento em oportunidades de trabalho.

Através de uma certidão do Cartório de registro desta cidade, tomamos ciência de que foi registrada neste ano de 2009 a ong verde -formação, integração e socialização humana - caminhos que amparam, que além de copiar o nome da ONG FISH, copiou também o nosso estatuto. Procuramos a diretoria da referida ONG no sentido de conseguirmos resolver amigavelmente a questão. Não obtivemos resposta positiva.

Copiar, imitar (obra alheia), Apresentar como seu o trabalho intelectual de outra pessoa, além de ser ilegal, revela falta de competência intelectual. Ou seja, ainda que não levado a um tribunal, é uma atitude condenável.

È pena, porém que pessoas desonestas e sem escrúpulos, demonstrem falta de ética copiando literalmente o trabalho de outros, isto significa uma incapacidade de produzir conhecimento próprio. Embora muita gente ache que tudo que depende de criação pode ser copiado, reproduzido e utilizado da forma que bem entender, isso não é verdade. A copia não autorizada fere os direitos da pessoa que criou o texto.

ademais, não queremos passar por situações constrangedoras por causa de nome semelhante já que numa cidade tão pequena como a nossa não encontramos sentido em termos duas ONG's com o mesmo nome.

Quer queira ou não as entidades do terceiro setor honestas acabam sendo maculadas por entidades desonestas. A grande parte da sociedade, infelizmente, não consegue fazer distinção entre a honesta e a desonesta.

Em vista da gravidade dos fatos, fazemos um apelo para que sejam feitas as devidas alterações no nome da ong que copiou desonestamente nossa criação intelectual.

Nosso nome tem uma história. Esperamos que as pessoas da outra ONG construam uma história tão bonita quanto a nossa.

A Diretoria

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Zeca Collares, profissão violeiro


Tradicionalmente um reduto de roqueiros o Buteco do Roberto, rende-se a força da viola caipira na pessoa de Zeca Collares, considerado hoje um dos maiores representantes da musica de raiz instrumental Brasileira. O mestre Zeca já morou aqui no Brejo, junto com seu grande amigo Dino Lopes e outros Brejeiros participaram de projetos musicais que resultou na gravação do disco ¨Brejo nós gostamos de você¨na década de 80. Mas Zeca alçou voo e foi buscar novos horizontes, deixou saudades e amigos, eu pessoalmente não o conheci,não morava no Brejo na época, mas percebo pela conversa com quem o conheceu a demonstração de carinho com o mesmo. Assim tomei a decisão de escrever este artigo para matar a saudade de quem o conheceu e mostrar para quem não o conhece o seu magnifico trabalho, recomendo uma visita ao seu site no endereço www.zecacollares.com, onde é possível além de saber mais sobre o mesmo, adquirir CDs na loja virtual, e baixar algumas de suas musicas no formato MP3 Vale a pena conferir.

Zeca Collares e Pena Branca

<Zeca Collares e Luca Bermar

Conhecido pelas suas belas melodias e invejável técnica na viola e muita sensibilidade, ele mostra em suas composições nos sete Cds gravados ao longo dos 15 anos como musico profissional,uma fusão entre a musica de raiz, regional brasileira, barroco e elementos contemporâneos. Considerado hoje, um dos maiores representantes da música de raiz instrumental brasileira, Zeca Collares também é cantor, compositor e pesquisador deste universo.
Formado em Audiovisual pela Universidade Paulista,Criador de vários curtas, e compositor de trilhas para diversos documentá rios,Sendo premiado no Festival de cinema do Maranhão 2006 pela trilha ¨João do Vale, muita gente desconhece¨,<em>
documentário do jornalista e cineasta Werinton Kermes.Finalista no Festival Internacional Água de Beber 2008 com o documentário ¨Bitucas¨de sua autoria.Tendo se apresentado ao lado de grandes nomes da nossa música Brasileira como:Hermeto Pascoal, Duofel, Pena Branca, Décio Marques entre outros. Viajou em 2006(junto com o Quarteto Pererê) para vários shows na Itália e Holanda.
Já se apresentou em diversas unidades do SESC em SP, PR, MG e Rj.
Vencedor do Prêmio Nacional de Execelencia da Viola como melhor CD instrumental em 2004.
Indicado para o Prêmio Dynamite de Música 2008.

Zeca é um compositor, instrumentista, cantor e ¨contador¨de histórias que é a cara da nossa cultura Brasileira.

sábado, 8 de agosto de 2009

A NOVA INICIATIVA POPULAR DO MCCE





Projeto de Lei sobre a vida pregressa dos Candidatos.


O MCCE deu inicio à coleta de assinaturas para um novo projeto de Lei de iniciativa popular em maio de 2008. A idéia é aprofundar as conquistas iniciadas com a aprovação da Lei 9840. Desta vez precisaremos do apoio de quase um milhão e trezentos mil brasileiros e brasileiras para aumentar o rigor da Lei em favor de eleições cada vez mais limpas. O objetivo é tirar da Lei alguns ¨defeitos¨, os quais certamente favorecem a impunidade. E um dos pontos ressaltados no projeto é que o abuso de poder tem que ser julgado pelo fato de ter sido cometido, e não pela sua influencia no resultado eleitoral.
Do que se trata a nova iniciativa popular.
O novo projeto de Lei pretende alterar a Lei de inelegibilidades,aquela que proibe candidaturas a cargos eletivos promovendo os seguintes aprimoramentos:
a)Aumenta o rol de situações que podem impedir o registro de uma candidatura.
b)Estende os prazos para as ineligibilidades que passam a ter, em regra, duração de oito anos.
c)Torna mais rápidos os processos judiciais que tratam das inelegibilidades

Novos casos de inelegibilidade
O novo projeto de Lei prevê que se tornem inelegiveis pessoas que se encontrem, dentre outras, nas seguintes situações:
As que foram condenadas ou tiveram denúncia recebida por um tribunal em virtude de fatos graves, tais como: racismo, homicidio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas. Essas pessoas devem ser preventivamente afastadas das eleições até que resolvam seus problemas com a Justiça Criminal. Não se trata de considerá-las antecipadamente culpadas, mas de adotar uma postura preventiva, em defesa da sociedade.
As que renuciaram ao cargo para evitar a abertura de processo por quebra do decoro parlamentar ou por desrespeito à Constituição.
As que foram condenadas em representações por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa. O projeto simplifica o processo da ação de investigação judicial utilizada para reprimir o abuso de poder nas eleições. Assim , deixa de ser necessário que não caiba mais recursos para que a decisão possa ser executada.

exerça sua cidadania, imprima o formulário de coleta de assinaturas e participe do movimento.